De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, as refeições para os idosos devem ser balanceadas e contar com vitaminas que vêm de diferentes fontes – como frutas e verduras, por exemplo. Além disso, é importante garantir que o alimento seja preparado de uma forma que conserve o sabor dos alimentos e seja servido em ambientes agradáveis. Tudo, pensando em estimular o apetite.
No Recanto, são seis refeições por dia. Todas desenvolvidas por nutricionista, para garantir que os residentes comam o que faz bem para o corpo, mente e paladar. Além disso, o residencial desenvolve eventos gastronômicos temáticos para promover momentos de lazer e socialização associados à gastronomia e nutrição.
E entre as opções que devem fazer parte de um cardápio saudável e atrativo para os idosos, estão as famosas sopas – especialmente porque combinam diversos nutrientes e são fáceis de ingerir.
Por que sopa?
O cardápio de uma pessoa idosa deve conter pratos sólidos e variados. A sopa, portanto, não deve ser a única opção – mas precisa aparecer no menu, pois a disfagia é o problema de deglutição que mais atinge os idosos. Ela se caracteriza por dificuldades que vão desde o mastigar até o engolir.
Por isso, contar com alternativas que tornem a alimentação uma tarefa mais fácil é fundamental.
Imagem: Designed by Freepik